Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

terça-feira, 10 de junho de 2008

PULMÃO

CÂNCER DE PULMÃO " Carcinoma Brônquica, Neoplasia Pulmonar Maligna".

O câncer do pulmão está entre os mais temidos tumores do mundo. Sua incidência chega a ter 2% ao ano no aumento mundial.Levando a mortalidade um percentual elevado, o prognóstico dessa doença está relacionado à fase em que a doença é diagnosticada.

O maior fator para DESENVOLVER ESTE CÂNCER É O TABAGISMO COM CERTEZA.O NÚMERO CHEGA A 90% DOS CASOS POR RESPONSABILIDADE DO TABAGISMO.
Encontramos entre pacientes um número maior nos homens que as mulheres, embora últimamente a pesquiza mostra que este número está revertendo, sendo encontrado mais entre mulheres que homens. Não esquecendo tambem dos fumantes passivos.
A neoplasia pulmonar é 22 vezes maior em pessoas fumantes, mas pode também ser causada por quimicos: arsênico, berílio, rodônio, níquel, cromo, cádmo e cloreto de vinila.
Encontardos principalmente em ambiente ocupacional.

Os fatores relacionados à este tumor, são os dietéticos ( baixo consumo de frutas e verduras).
Os genéticos, a doença pulmonar obstrutiva crônica ( efisema pulmonar, bronquite crônica) e, também a história familiar de câncer de pulmão, mas tambem as vezes ela se desenvolve em pessoas que não fumam e as causas são desconhecidas.

Existem basicamente 2 tipos de neoplasia pulmonar, dependendo de como aparecem as células ao exame microscópico.
- Não pequenas células e
- Pequenas células.
As não pequenas células representam 80% de todos os casos.
Estes incluem o adenocarcinoma, o carcinoma de células escamosas ( epidermoide) e o carcinoma de grande células.
Geralmente os não pequenas células se disseminam lentamente para outros orgãos no corpo sendo difícil detectá-los em estágio precoce.
Os de pequenas células são responsáveis por 20% de casos, eles se disseminam muito rapidamente nos pulmões e para outra região também.

Os sintomas deste câncer são muitos, mas entretanto, só poderão se tornar óbvios apenas quando a doença já está bem avançada.
Alguns dos sintomas mostram sinais de:

* tosse persistente ou mudança na tosse usual de fumantes,
* encurtamento da respiração,
* escarrar sangue,
* rouquidão frequente,
* dor toráxica persistente ou aguda ao respirar profundamente,
* pneumonia de repetição,
* sibilância.

Também é característico sentir mal - estar ou cansaço, podendo haver perda de pêso ou apetite. Estes sintomas poderão ser devido à doença no pulmão, e a disseminação para os ganglios no torax para outros orgãos como cérebro, fígado, glândulas adrenais (u ma de cada lado acima de cada rim) ou para os ossos.

Mas, nem sempre estes sintomas, estão relacionados ao câncer de pulmão, o diagnóstico é feito quando o paciente, ao sentir um dêstes sintomas procura um médico clínico-geral ou especialista que atravéz de exames específicos poderão diagnosticar.
Podendo assim dar início a investigação que, usualmente inclui um RX de Tórax, e através dessa radiografia, o médico poderá detectar uma lesão.
Também não é descartado uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética do tórax, onde a lesão é mais detalhada.