Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Falar, Escutar e Engolir.

Falar, ouvir, mastigar e engolir. Todas essas funções englobam a comunicação entre as pessoas e, quando algum distúrbio afeta qualquer uma delas, o cuidado de um fonoaudiólogo faz-se necessário. No caso de pacientes que tiveram uma ou mais dessas funções prejudicadas em decorrência do câncer, a atuação do fonoaudiólogo contribui para a reabilitação e melhoria da qualidade de vida.
* O Câncer de Boca:
Segundo a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil apresentava em 2006, 10.060 casos estimados entre homens e 3.410 entre mulheres.
O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres da lábio e de cavidade oral(mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca).O câncer de lábio é mais frequente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas, e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

*Fatores de Risco:
Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal ajustadas.

*Câncer de Esôfago:
O esôfago é um tubo musculomembranoso, longo e delgado que comunica a garganta ao estômago. Ele permite a passagem do alimento ou líquido ingerido até o interior do sistema digestivo, através de contrações musculares.
O câncer de esôfago mais freqüente é o carcinoma epidermóide escamoso, responsável por 96% dos casos. Outro tipo de câncer de esôfago, o adenocarcinoma, vem tendo um aumento significativo principalmente em indivíduos com esôfago de Barrett, quando há crescimento anormal de células do tipo colunar para dentro do esôfago.

*Fatores de Risco
O câncer de esôfago está associado ao alto consumo de bebidas alcoólicas e de produtos derivados do tabaco (tabagismo). Outras condições que podem ser predisponentes para a maior incidência deste tumor são a tilose (espessamento na palma das mãos e na planta dos pés), a acalasia, o esôfago de Barrett, lesões cáusticas no esôfago, Síndrome de Plummer Vinson ( deficiência de ferro), agentes infecciosos ( papiloma vírus-HPV) e história pesoal de câncer de cabeça e pescoço
e pulmão.


*Câncer de Laringe:
O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acomentem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica ( ou seja, localizam-se acima das cordas vocais).

*Fatores de Risco
Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vicio de fumar com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para desenvolvimento do câncer de laringe. Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o cêncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probalidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Textos: Informativo do Hospital A.C.Camargo/e do livro Câncer Direito e Cidadania-Antonieta Barbosa.

Nenhum comentário: