Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

sábado, 17 de dezembro de 2011

Prevenção e Cuidados Câncer de Pele


 De fato, pessoas brancas estão mais sujeitas a problemas da pele, inclusive câncer. Isso não quer dizer, no entanto que negros e amarelos estão livres. Apesar de raro nas raças negra e amarela, o câncer da pele pode ocorrer e, quando diagnosticado tardiamente situação muito comum, costuma ser grave. Em negros e amarelos, o câncer da pele aparece, principalmente na planta do pé, palma da mão e unhas. Os sinais de alerta são manchas escuras ou alterações no crescimento ou escurecimento da unha.

É possível proteger-se contra o câncer da pele?

Sem dúvida. Para prevenir, é preciso cuidar da pele, evitando os fatores de risco já conhecidos. vale lembrar, por exemplo, que a incidência dos raios ultravioleta está cada vez mais agressiva em nosso planeta. Assim, a exposição ao sol, deve ser moderada e com proteção. Entre as principais medidas estão:
- Evitar exposição solar entre 10h00 e 15h00 ( 16h00, no horário de verão).
- usar chapéu, camiseta e protetor solar.
- Reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Oideal é que o Fator de Proteção Solar seja no
mínimo, 15.
- Na praia, utilizar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação
ultravioleta.

Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença.

* Fique atento aos primeiros sinais.

Existem alguns sinais e sintomas que devem ser observados. Na ocorrência de qualquer um deles, procure um médico especialista em pele.
Lembre-se, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e você iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura.
Procure um médico caso observe:

- Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada,
castanha, multicolorida ou rósea.

- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor e textura, torna-se irregular nas bordas e
cresce de tamanho.

- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira,
crostas, erosões ou sangramento.

Lembre-se, a pele é o maior e mais exposto orgão do ser humano. A classe de células chamadas
melanócitos produz a melanina, pigmento que protege a pele dos raios ultravioleta, causadores de danos ao organismo. Assim, evitar as agressões do sol está intimamente ligado à prevenção do câncer.

Texto: Informativo do Hospital A.C Camargo

Câncer de Pele


O Câncer de pele se caracteriza pela presença de células que crescem e se multíplicam de uma maneira anormal e descontrolada. É um tipo de câncer cada vez mais freqüente e que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. A pele é formada por diversas camadas e, de acordo com a camada acometida por esse crescimento anormal das células, teremos diferentes tipos de tumor. os mais comuns são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. É muito importante conhecer mais sobre o câncer de pele, já que é possivel prevení-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.

O câncer de pele é o de maior incidência no mundo. O Brasil não foge à regra: 25% dos tumores malignos diagnosticados no país são de pele. A boa notícia é que os índices de cura são superiores a 90%, sendo que nesse percentual estão principalmente, as pessoas cuja doença foi diagnosticada no início.
Assim, informação é o primeiro passo para vencer o câncer da pele. antes de tudo é preciso saber como prevenir. da mesma forma, é importante reconhecer os primeiros sinais da doença para que ela seja diagnosticada precocemente, o que aumenta muito as chances de cura.

Fatores de Risco:

Qualquer pessoa poderá desenvolver o câncer de pele, em especial, aqueles que:

- têm pele, olhos e cabelos claros;
- ao se expor ao sol, se queima e não se bronzeiam;
- são ruivos e /ou têm sardas pelo corpo;
- se expõem ou se expuseram ao sol por longos períodos, sem proteção devida;
- têm parentes próximos com história de câncer de pele;
- têm ou tiveram o hábito de fumar por longo período;
- se expõem ou se expuseram ao contato prolongado com substâncias químicas diversas ( hidrocarbonetos, benzeno, alcatrão, arsênico etc.) ;
- Alterações na imunidade;
- Exposição à radiação ultravioleta concentrada nos raios solares e , também nos processos de
bronzeamento artificial.

Exposição demasiada aos raios solares e ultravioleta concentrada , são responsáveis pelo desenvolvimento do câncer e envelhecimento da pele.
A exemplo de outros tipos de câncer, o da pele também pode provocar a metástase, situação em que a doença se espalha por outros orgãos do corpo.

Texto: Informativo do Hospital A.C.Camargo/ Livro : Câncer-Direito e Cidadania -Antonieta Barbosa

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ENDOMETRIOSE



Doença que pode dificultar a gestação. Cerca de 40% das mulheres com o problema são inférteis.

O que é?

Doença na qual partes do endométrio, camada que se forma no útero para receber o óvulo fecundado, são expulsas durante a menstruação e se instalam em outros órgãos do corpo. 


Incidência:
  • 10% a 15% das mulheres em geral sofrem do problema;
  • 25% das mulheres acima de 35 anos têm endometriose;
  • Em 79% dos casos, o tecido se instala nos ovários;
  • Mulheres brancas, acima dos 20 anos, têm maiores chances de sofrer de endometriose.

Locais Atingidos:

1 - Trompas;
2 - Superfície do útero;
3 - Bexiga;
4 - Útero;
5 - Fundo do saco;
6 - Septo reto-vaginal;
7 - Ovários.


Sintomas:

  1-Cólica menstrual intensa e com aumento progressivo da dor;

 2-Em alguns casos, pode provocar dor durante a relação sexual;

 3-Quando parte do tecido se instala na bexiga, a mulher pode
    ter  dificuldade para  urinar;

4-Se o endométrio se fixa no intestino, podem surgir fortes cólicas;

 5-Quando a endometriose altera a anatomia da pélvis, devido às
    Obstruções  na   trompas e às aderências de órgãos, a mulher
    pode se tornar infértil.  É uma conseqüência, muitas vezes, reversível.

Causas:
          
Muitas teorias tentam explicar a endometriose, porém ainda não existe nenhuma completamente reconhecida. O refluxo é a tese mais aceita - é quando o sangue, ao invés de sair completamente durante a menstruação, sobe pela trompas e se instala em outros órgãos.
É normal haver refluxo durante a menstruação, porém nem todas as mulheres desenvolvem a doença. Acredita-se que uma deficiência imunológica faça a diferença nesses casos. Certas mulheres têm endometriose porque suas células de defesa não conseguem destruir o tecido que se instalou em outros locais do corpo. A herança genética também pode interferir para o surgimento do problema.

Informativo: www.hospitalsantalucia.com.br

O QUE É A COLPOSCOPIA?


A Colposcopia é um exame no qual examinamos a vulva (a parte externa da vagina), a vagina e o colo uterino. Basicamente é idêntico ao exame ginecológico, no qual utilizamos também um espéculo vaginal (também conhecido como "bico-de-pato") para ver o interior da vagina e o colo uterino.Na colposcopia, ao invés de examinarmos estes órgãos a olho nu, utilizamos um aparelho chamado colposcópio ele funciona como um microscópio e não entra em contato ou é colocado dentro da paciente. O médico olha através dele, a cerca de 30 cm da superfície que está sendo examinada. Durante o exame, são pincelados líquidos reagentes, que revelam as alterações destas superfícies e, em nossa clínica, são feitas fotografias para que seu médico possa ver as alterações descritas da mesma forma que nossos examinadores.

Informativo:www.cervical.com.br

O que é exame de Papanicolau?


É o exame que previne o câncer de colo uterino.

É o exame que previne o câncer de colo uterino. Deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexualmente ativa, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por três anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.
Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório.
É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha.
Se você conhece alguma mulher que ainda não faz esse exame, converse com ela sobre sua importância. Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor remédio!
Nos últimos 50 anos a incidência e a mortalidade por câncer de colo uterino vêm diminuindo, graças às novas técnicas de rastreamento do Exame de Papanicolau. Por isso, ele é um dos mais importantes exames para prevenção da saúde da mulher.
É um exame simples, foi criado pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Todas as mulheres que são (ou que tenham sido em algum momento) sexualmente ativas e que tenham colo de útero devem fazer o exame, anualmente. A freqüência de realização do exame será estabelecida depois pelo médico, de acordo com os resultados.
Fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero: início precoce da atividade sexual, número elevado de parceiros sexuais, multiparidade (ter tido vários filhos), antecedentes de doença sexualmente transmissível e falta de higiene pessoal.
Ele deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruação. Evitando-se realizar duchas vaginais, colocação de cremes vaginais e relações sexuais três dias antes do exame. 
O exame ginecológico completo consiste do exame e palpação das mamas e depois o exame de Papanicolau.





Posição do Exame  Papanicolau

Faz-se exame externo da vulva e depois se introduz um instrumento chamado espéculo pelo canal vaginal para que se possa visualiza-lo e ao colo do útero (parte final do útero, do qual serão recolhidas as células para exame microscópico).


O espéculo é um instrumento também conhecido como “bico de pato”, devido ao seu formato. Ele apresenta três tamanhos diferentes e, será escolhido de acordo com o tamanho de cada paciente, o número de filhos, etc. Virgens também podem realizar o exame e, para elas, existe o virgoscópio, especulo de tamanho especial.
Assim, as células do colo do útero são colhidas por meio de uma espátula (haste de madeira) e de uma escovinha bem pequenina. Essas células são colocadas numa lâmina que é enviada para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

O Papanicolau também serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, doenças da vagina e do colo do útero.
O exame incomoda um pouco. Por isso, é preciso estar relaxada. Quanto mais relaxada, menos incômodo. 
Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.  

DETECÇÃO PRECOCE PARA O CÂNCER DE ENDOMÉTRIO





DETECÇÃO PRECOCE PARA O CÂNCER DE ENDOMÉTRIO
 
Sinônimos:
Exame Preventivo de Câncer de Endométrio, Câncer do Útero.
O que é detecção precoce ou screening de um tipo de câncer?
Detecção precoce ou screening para um tipo de câncer é o processo de procurar um determinado tipo de câncer na sua fase inicial, antes mesmo que ele cause algum tipo de sintoma. Em alguns tipos de câncer, o médico pode avaliar qual grupo de pessoas correm mais risco de desenvolver um tipo específico de câncer por causa de sua história familiar, por causa das doenças que já teve ou por causa dos hábitos que tem, como fumar, consumir bebidas de álcool ou comer dieta rica em gorduras.
A isso se chama fatores de risco e as pessoas que têm esses fatores pertencem a um grupo de risco. Para essas pessoas, o médico pode indicar um determinado teste ou exame para detecção precoce daquele câncer e com que freqüência esse teste ou exame deve ser feito. Para a maioria dos cânceres, quanto mais cedo (quanto mais precoce) se diagnostica o câncer, mais chance essa doença tem de ser combatida.
Qual é o teste que diagnostica precocemente o câncer de endométrio?
O útero fica na região inferior do abdômen, na pequena pelve, junto da bexiga, e se abre na vagina pelo colo uterino. Apesar de o útero ser formado de outras partes, como o músculo e a camada externa que recobre o útero por fora, o endométrio é a porção que mais comumente pode sofrer transformações que, por sua vez, podem tornar-se um câncer.
Existem vários exames que o médico pode fazer para examinar o endométrio e o útero por dentro, tais como, a ecografia transvaginal, a coleta de material para biópsia por aspiração do endométrio, o Papanicolau e a curetagem. Nenhum destes exames é utilizado para se fazer detecção precoce de câncer de endométrio, porque os estudos realizados não comprovaram que fazer esses exames regularmente em mulheres sem nenhum tipo de sintoma, diminua a mortalidade dessas mulheres por esse tipo de tumor.
Porém, toda a mulher que já entrou na menopausa, ou seja, parou de menstruar regularmente em definitivo, e apresentar um sangramento, deve fazer um desses exames para esclarecer a causa deste sangramento anormal.
O médico dessa paciente definirá qual o melhor exame a fazer, e quando.
Nunca deixe de procurar o médico numa situação dessas.
Como o médico faz este exame?
O exame de Papanicolau é feito por um médico ou um técnico treinado para isto, num consultório ou ambulatório. Durante um exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo uterino seja facilmente visualizado. Com uma espátula e/ou uma escova especial, o médico coleta algumas células do colo uterino e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina com as células é examinada em um microscópio para que sejam identificadas anormalidades que sugiram que um câncer possa se desenvolver ou que já esteja presente.
Apesar de não ser específico para detecção de câncer de endométrio, algumas células de dentro do útero podem ser visualizadas nesse exame e devem ser avaliadas quanto à presença de alguma alteração sugestiva de neoplasia.
Sempre que células do endométrio são encontradas num exame de Papanicolau, de uma mulher na menopausa que não esteja tomando hormônios, mais exames devem ser realizadas para comprovar que não há nada de anormal.
A ultrasonografia ou ecografia transvaginal é um exame em que um transdutor (aparelho que emite uma onda sonora e o seu eco é captado pelo mesmo aparelho para gerar uma imagem na tela de um monitor) é introduzido na vagina da paciente, assim como um espéculo, e o útero, as trompas e os ovários são visualizados para se detectar alterações. Esse exame pode ser usado para diagnosticar a causa de um sangramento vaginal anormal. Porém, não é utilizado para screening.
A biópsia e a curetagem do endométrio são exames em que material de dentro do útero é coletado para ser examinado por um patologista.
Informações mais detalhadas sobre esses exames estão em artigos da área de ginecologia.



terça-feira, 1 de novembro de 2011

Entenda o câncer de laringe, doença que aflige o ex-presidente Lula


Na manhã deste sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer de laringe. A doença é pouco frequente e representa apenas 2% de todos os tipos de tumores malignos no Brasil. O ex-presidente está incluso justamente no principal grupo de risco deste tipo de câncer, já que consome bebidas alcoólicas, é fumante e faz uso frequente da voz. 
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver o câncer de laringe. Quando o fumo é associado ao consumo de bebidas alcoólicas, as chances são 43 vezes maiores. Uso constante da voz e alimentação irregular também são fatores de risco. 
A Cancer Support Community, instituição americana que apoia pessoas com câncer e seus familiares, aponta os principais sintomas do câncer de laringe: dor de garganta que não cessa, dificuldade ou dor para ingerir alimentos, mudanças na voz e dores de ouvido. 




"Geralmente, esse tipo de câncer é descoberto de maneira oportuna, sem desconfiança prévia. Surge de uma reclamação de rouquidão crônica ou dores nas articulações próximas da laringe. Como o diagnóstico divulgado pelo Sírio e Libanês indica o uso de quimioterapia, fica claro que se trata de um tumor maligno, o que caracteriza o câncer", explicou à Globo News o médico Luiz Fernando Correia.
Como integra mais de uma parte do corpo, o câncer de garganta requer acompanhamento constante de médicos de várias especialidades. Os mais indicados são otorrinolaringologista e oncologistas. A estimativa é a de que o câncer de Lula, que não está espalhado por outras áreas do corpo, seja curado com quimioterapia. 

Fonte Informativa:  Jornal do Brasil

Lula é diagnosticado com câncer na laringe e passará por quimioterapia



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e passará por tratamento de quimioterapia a partir desta segunda-feira. As informações foram divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, nesse sábado (29).
Lula sentiu rouquidão e dores na gargante durante uma comemoração particular ao longo da semana, o que o levou a consultar um médico. Na última quinta-feira, ele completou 66 anos. 
Segundo as primeiras informações, o tumor está localizado e não apresentaria ramificações. O tratamento será ambulatorial, ou seja, o ex-presidente irá ao hospital fazer quimioterapia e voltará para a sua casa. Segundo os médicos, ele "encontra-se bem".
O câncer de laringe, confirmado pelo hospital, geralmente ocorre mais em homens, especialmente em fumantes e consumidores de bebida alcoólica, características que se enquadram no perfil do ex-presidente.  

A presidenta Dilma Rousseff chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 18h30, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi até o hospital de helicóptero, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.


 

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Lula iniciou hoje o tratamento contra um câncer na laringe. O ex-presidente foi diagnosticado no último sábado com um tumor de cerca de 3 centímetros e de agressividade média. De acordo com os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento e não atingiu as cordas vocais do paciente.
Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.
O médico do hospital Raul Cutait disse que Lula realizou um exame chamado PET Scan, que serve para localizar possíveis novos tumores e avaliar o funcionamento do corpo.

Ele explicou que exames já deixaram claro que não há outros tumores. Mas os médicos quiseram fazer esse exame como complemento.


Segundo os médicos, o tumor foi detectado cedo. Os médicos afirmaram ainda que os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.

O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, de acordo com os médicos.

Umas das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas. Mas também existem causas virais.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

GPACI http://www.blogger.com/correntesolidaria/inicial.html

WWW.PSIALEGRIA.BLOGSPOT.COM






                                                         http://www.psialegria.blogspot.com/

Projeto Psi Alegria - Loucos pela Vida













Alunas do 5º período do Curso de Psicologia realizando atividades lúdicas no Hospital do Câncer (Gleiciane, Michella, Laura, Samara Carlos e Samara Vieira).
Laura A criadora da Logomarca do Projeto Psi Alegria - Loucos pela Vida
O Projeto Psi Alegria é desenvolvido por alunos do curso de psicologia da UNINORTE/ACRE e voluntários.

POEMA DO PSI ALEGRIA: LOUCOS PELA VIDA

Claúdia valéria Martins Jorge

Um mundo de palavras sem nexo

Levando um universo de alegria

Qual o melhor remédio para combater

Do mais simples ao maior mal

Da vida de um ser humano?

O que precisamos para nos conscientizarmos

De que é preciso fazer parte da vida,

E não estarmos a sua margem?

O que nos torna mais humanos,

Para podermos levar

Alegria e humanização aos leitos de hospitais,

Que muitas vezes são reconhecidos

Apenas pelo nome de suas enfermidades?

Quando iremos entender

Que nós como seres humanos

Somos responsáveis não só pela nossa própria vida,

Mas por todas as vidas

Que cruzam nossos caminhos?

Enfim,

O que é preciso para termos a certeza

que podemos fazer a diferença?

A melhor solução

Para a resolução de problemas da vida Bio Psico Social

É se tornar e jamais abandonar

O prazer de ser uma eterna criança,

Pois é daí que tiramos o mais sincero e singelo amor.

O preço que se cobra pela disposição

De nos entregarmos um pouco pelo próximo

É a satisfação de um grande sorriso no rosto,

Por cada pedaço de amor que oferecemos.

O amor quando é sentido e praticado

Desmonta por completo

Essa máquina de defesa que somos,

E nos transforma em humanos

Enfim,

É esse amor

O grande combústivel

Que nos motiva a:

FAZER A DIFERENÇA!!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PINTURA SOLIDÁRIA NO GPACI









A Associação Cultural Pintura Solidária realizou um grande evento no salão do Shopping M nesta terça-feira. Muiiiiiita gente prestigiou o evento que teve bingo e vários sorteios de brindes. Brindes que não faltaram, muitas empresas colaboraram doando prêmios para os sorteios. Vera Petrocchi, fundadora da associação, recebeu todos com muito carinho em conjunto da sua equipe de voluntários.
O projeto da Pintura Solidária, que nasceu dentro do GPACI, destaca-se em Sorocaba como um grande projeto solidário que beneficia mais de 20 instituições. Para conhecer melhor a Associação acesse o site www.pinturasolidaria.org.br .

GPACI


GPACI       http://www.blogger.com/correntesolidaria/inicial.html

OBJETIVO DO PROJETO
Apresentar um conteúdo interativo, no qual o usuário possa ter um melhor entendimento dos trabalhos realizados pelo GPACI e, consequentemente, maior envolvimento da sociedade na questão da responsabilidade social e estimular a parceria de pessoas jurídicas e físicas por meio de doações, patrocínios, trabalho voluntário, produtos da loja, entre outros.

ESTRATÉGIA E DESENVOLVIMENTO

O site tem a finalidade de envolver o usuário nos trabalhos desenvolvidos pelas próprias crianças atendidas no GPACI, trazendo como principal característica a interação a partir da aplicação das imagens dos quadros da pintura solidária em movimento no layout do site e revelar de forma clara os objetivos e missão do GPACI/Hospital, além de informativos, notícias e eventos.
Nesse contexto, o resultado é interatividade no layout, usabilidade e autogerenciamento, sendo que esse último dá maior autonomia e agilidade no cadastro de conteúdo, facilitando a atualização constante. Outro ponto importante é a estrutura do site, que teve como foco a apresentação nas formas das pessoas participarem do GPACI, seja como voluntário, em contribuições ou nas campanhas.

sábado, 22 de outubro de 2011

OUTUBRO ROSA


O movimento October Pink nasceu em 1997 na California (EUA) e espalhou-se pelo mundo, onde monumentos são iluminados de rosa, mais informações são veiculadas nas mídias, campanhas para exames preventivos de diagnóstico da doença ganham força e o símbolo da campanha ganha maior notoriedade: um laço rosa, simples, singelo e que significa muito.

ACONTECIMENTOS IMPORTANTES PARA A LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA.

Outubro Rosa 2011 é lançado em Teresina

Aconteceu na noite desta quarta-feira (10), o lançamento, em Teresina, do Outubro Rosa 2011. O evento, que visa alertar sobre os riscos, prevenção e tratamento do câncer de mama, acontecerá no dia 1º de outubro, com uma caminhada e a realização de exames gratuitos em mulheres carentes.

Uma promoção da Fundação Maria Carvalho Santos, o Outubro Rosa 2011 quer ajudar a reduzir a taxa de mortalidade por causa do câncer de mama entre piauienses, que é uma das mais altas do Brasil. A identificação precoce de doença, através de exames como a mamografia e o toque das mamas aumenta bastante a possibilidade de cura da doença.

Hoje, uma média de 400 casos de câncer de mama são diagnosticados anualmente no Piauí.

O Outubro Rosa acontece em diversas cidades de todo o mundo. Em sua 6ª edição em Teresina, o evento mantém a tradição de iluminar com a cor rosa um monumento da cidade. Mais uma vez, a igreja São Benedito será  local da exibição, na noite do dia 27 de setembro. No dia 1º de outubro, o adro da igreja concentra os participantes da caminhada e os 29 médicos que realizarão exames em mulheres carentes.

A Oncomédica, clínica que integra o Grupo Med Imagem, estará presente no evento, com a participação de clientes e profissionais de sua equipe de saúde.

Informativo: ONCOMÉDICA  Ajudando Pessoas a Vencer Desafios.




PALAVRAS QUE NOS FAZEM REFLETIR E QUE ILUMINAM OS NOSSOS CORAÇÕES.



O dia mais belo

Qual o dia mais belo? Hoje.
A coisa mais fácil? Errar.
O maior obstáculo? O medo.
O maior erro? O abandono.
A raiz de todos os males? O egoísmo.
A distração mais bela? O trabalho.
A pior derrota? O desânimo.
Os melhores professores? As crianças.
A primeira necessidade? Comunicar-se.
O que mais lhe faz feliz? Ser útil aos demais.
O maior mistério? A morte.
O pior defeito? O mau humor.
A pessoa mais perigosa? A mentirosa.
O sentimento mais ruim? O rancor.
O presente mais belo? O perdão.
O mais imprescindível? O lar.
A rota mais rápida? O caminho certo.
A sensação mais agradável? A paz interior.
A proteção efetiva? O sorriso.
O melhor remédio? O otimismo.
A maior satisfação? O dever cumprido.
A força mais potente do mundo? A fé.
As pessoas mais necessárias? Os pais. (e para quem não os tem: os amigos.)
A mais bela de todas as coisas? O amor.

Autoria de Madre Teresa de Calcutá


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SAÚDE MASCULINA - CÂNCER DE PROSTATA

SAÚDE MASCULINA

O que é câncer de próstataA próstata é uma glândula presente apenas no organismo masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga e é responsável pela produção de 70% do líquido seminal (esperma). Diversas doenças podem atingir a próstata, tais como hipertrofia benigna (aumento do tamanho da glândula), prostatite (inflamação) e câncer.O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens; Aproximadamente 18% da população masculina mundial tem câncer de próstata. Incidência
O câncer de próstata ocorre principalmente na maturidade, e 75% dos casos são diagnosticados em homens de mais de 65 anos.
Estima-se que, a partir dos 50 anos de idade, 30% dos homens desenvolvem câncer de próstata. Depois dos 80 anos, o índice aumenta para 50%.
No Brasil, segundo a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deverão ser diagnosticados 49.530 casos de câncer de próstata no ano, ou seja, 52 a cada grupo de 100.000 homens. Esse número equivale a 10,6% de todos os casos de câncer e a 21% dos cânceres que acometem os homens.
Sintomas
Na fase inicial do câncer de próstata, os sintomas podem ser:
Demora em urinar; Gotejamento no final da micção; Jatos de urina interrompidos; Necessidade de acordar mais de duas vezes para urinar; Urgência de ir ao banheiro; Presença de sangue na urina. Já no estágio avançado do câncer de próstata, o paciente pode apresentar:
Anemia. Informativo:www.bayerparahomens.com.br

O que é um Linfoma?

O que é o Câncer Linfático?


O que é o Câncer Linfático?
O câncer linfático, também é chamado de linfoma, é um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico. O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que transportam um fluido chamado linfa, semelhante à maneira que a rede de vasos sanguíneos transporta o sangue por todo o corpo. Assim como o câncer representa muitas doenças diferentes, o câncer linfático representa muitos diferentes tipos de câncer dos linfócitos, cerca de 40 subtipos diferentes, na verdade. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.
O câncer linfático é um tipo de câncer que afeta as células, envolvidas no sistema linfático do corpo, Há dois grandes grupos de linfomas: Linfomas de Hodgkin, Linfomas Não-Hodgkin.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas são muitos parecido de Linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin, sempre procure um médico para diagnosticar a doença. o Diagnostico é retirado uma pequeno fragmento do tecido, para a biópsia, se o caso for mais sério, é precisa a retirada de um líquido onde se encontra a médula óssea.
-Aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço, axilas e/ou virilha (com ou sem presença de dor);
-Sudorese (suor) noturna excessiva;
-Febre (38ºC ou mais medida na axila com o auxílio de um termômetro comum);
-Prurido (coceira na pele);
-Cansaço frequente.
Podem também aparecer sintomas respiratórios como:
-tosse,
-falta de ar ou
-dor torácica
-abdominal como dor ou distensão abdominal.


Tratamento

Como todos sabem que para tratamento de câncer, ainda consiste em  tratamento como quimioterapia associada ou não à radioterapia. Em alguns pacientes, cujo tratamento inicial não determinou uma cura ou remissão prolongada, pode ser necessário o transplante de medula óssea.
Quando a doença tem risco de comprometimento do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal), utiliza-se a injeção de drogas quimioterápicas diretamente no líquido cérebro-espinhal, e/ou radioterapia.
Fonte: Abc da Sáude | CâncerLinfático

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reynaldo Gianecchini começa quimioterapia na segunda-feira

Foto: Fernando Souza/ Agência O Dia
Rio - Comoção no meio artístico e entre os muitos fãs de um ator querido por todos: Reynaldo Gianecchini, 38 anos, foi diagnosticado ontem com o Linfoma Não-Hodgkin, um câncer no sistema linfático, rede de órgãos que auxilia na proteção do organismo, conforme informou ontem a coluna ‘Telenotícias’, de O DIA.
“Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês”, declarou o ator, em comunicado oficial.

Gianecchini foi internado há 10 dias no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com suposto sintoma de faringite crônica. Ele foi tratado com antibiótico, o que resultou em uma grave reação alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação e foi diagnosticado o câncer. Ele começará o tratamento de quimioterapia na segunda-feira.
Tratamento pode durar oito meses
O câncer linfático atinge o sistema de defesa do corpo. Conhecida também como Linfoma Não-Hodgkin, essa doença duplicou nos últimos 25 anos e o tipo mais comum é diagnosticado em pessoas acima de 55 anos. É agressivo, mas curável em mais de 90% dos casos quando detectado no início. O ator tem o mesmo tipo de câncer contraído pela presidenta Dilma Rousseff em 2009, que se curou.

Segundo Victor Araújo, diretor médico do Centro Oncológico de Niterói (CON), entre os sintomas está o aumento dos gânglios (que são lifonodos, encontrados principalmente no pescoço, virilha, axilas, pelve, abdome e tórax). “É difícil diagnosticar essa doença, mas o paciente pode apresentar febre alta e perda de peso”, explicou o médico.

O câncer é detectado através de biópsia. Durante o procedimento, remove-se uma pequena amostra de tecido para análise. O tratamento inclui sessões de quimioterapia, e, dependendo do tipo de linfoma, radioterapia e terapia-alvo (que ataca as células do tumor diretamente). Em geral, o tratamento dura de 3 a 8 meses. O paciente não precisa ficar internado durante esse período. “Ele faz a quimioterapia no hospital e é liberado no mesmo dia”, esclarece o especialista. Dependendo da reação ao tratamento, o paciente pode trabalhar normalmente.


Pelo fato de Reynaldo Gianecchini ter sido internado com sintomas de faringite, o problema pode ter chamado atenção para os gânglios aumentados do pescoço. “Por ser jovem, ele pode tolerar melhor o tratamento e facilitar a cura”, afirma o oncologista.

Fonte Informativa: O Dia Online-Brasil

Reportagem de Flávia Muniz, Pedro Landim e Regina Rito
 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Estou pronto para a luta", diz Reynaldo Gianecchini sobre câncer

O ator Reynaldo Gianecchini, 38, confirmou esta tarde em comunicado ter recebido o diagnóstico de um linfoma não-Hodgkin. A mensagem foi divulgada pela assessoria da TV Globo.
Gianecchini recebe diagnóstico de tumor nos gânglios
Entenda tumor que afeta o ator Reynaldo Gianecchini
O ator está internado há uma semana no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou exames para o diagnóstico do tumor que atinge os gânglios linfáticos.
Na nota, o ator diz que está sendo submetido a mais exames para "especificação adequada" da doença.
Ele afirma ainda estar "pronto para a luta". "Conto com o carinho e o amor de todos vocês", diz. Leia abaixo a íntegra da nota.

Gianecchini fez uma cirurgia de hérnia inguinal há cerca de um mês. Após o procedimento, teve uma reação infecciosa na perna e uma outra reação, alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação profunda sobre o que estaria acontecendo.
Gianecchini estava atualmente em cartaz em São Paulo com a peça "Cruel", na qual contracenava com Erik Marmo. O espetáculo estreou em junho e estava previsto que ficasse em cartaz até outubro, mas foi suspenso nesta semana.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo ator:
"Após ser internado com suposto sintoma de faringite, fui diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para a especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês,
Reynaldo Gianecchini"

Informativo da Folha de S.Paulo no Facebook

sábado, 23 de julho de 2011

Maestro João Carlos Martins faz Jô Soares Chorar



O ser humano tem o dom da inteligência e a plena capacidade de desviar de suas dificuldades encontrando assim a luz no final do túnel. A saída no labirinto e a paz em meio ao caos. Tomemos essa narrativa verídica como exemplo e vamos a luta até o fim de nossas possibilidades.
Kilber Aurélio

Joao Carlos Martins - New York (Parte 2)

Orquestra Bachiana Jovem

Hino Nacional do Brasil - Maestro João Carlos Martins

DESISTIR JAMAIS !


Muitos teriam desistido pelo caminho, caso tivessem tantos obstáculos pela frente. Não o brasileiro João Carlos Martins. Apaixonado pela música e pela vida, depois de não poder mais tocar piano por motivos de saúde, aos 64 anos, ele começou a estudar regência. Foi o caminho que encontrou para continuar perto da música.

LIÇÃO DE VIDA E PERSEVERANÇA "MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS".


João Carlos Martins é conhecido por sua história de superação e amor ao piano, que inspirou inclusive um livro e dois documentários. Com uma carreira reconhecida internacionalmente, já foi considerado 'um dos maiores pianistas da atualidade' pelo New York Times, e gravou toda a obra de Bach para piano. Mas uma série de infortúnios acabaria por fazê-lo abandonar o instrumento. Martins precisou afastar-se do piano por mais de uma vez: primeiro devido a um acidente que lhe tirou os movimentos do braço esquerdo, depois por causa de uma LER (lesão por esforços repetitivos) e posteriormente porque perdeu os movimentos da mão direita após ser agredido em um assalto.
Para não abandonar a música de vez, tornou-se maestro. Mas uma série de tratamentos, aliada à sua persistência, fez com que  conseguisse voltar a tocar piano em concertos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Floresta Amazônica

belissimo video ( força da natureza)

A Energia que vem das Cachoeiras e das Flores

YOGA, UMA PRÁTICA QUE AJUDA NO TRATAMENTO DO CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS.

APOIO
O médico Rossi (à esq.) indica para tratar artrose. Acima, aulas no Hospital A. C. Camargo (SP)


Aqui no Brasil, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) atestaram o efeito do método contra a hipertensão após a realização de um trabalho que acompanhou executivos com o perfil clássico desses profissionais: estressados, ansiosos e com pressão fora de controle. “Após oito meses, houve mudanças no estilo de vida e resgate da saúde”, contou o médico Fernando Bignardi. “E deixaram de ser hipertensos.”

Nos EUA, na Boston University School of Medicine, verificou-se que a ioga apresenta resultados mais eficazes no controle de distúrbios de humor, depressão e ansiedade em comparação a outros exercícios, como a caminhada. “Em exames posteriores à realização dos exercícios, os participantes exibiam taxas mais elevadas do Gaba, uma substância cerebral cujo nível, se estiver baixo, está associado a desequilíbrios de ordem emocional”, disse à ISTOÉ Chris Streeter, professora de psiquiatria e coordenadora do trabalho.

Estudo comprova que yoga ajuda a tratar o câncer


Praticar yoga regularmente pode ir muito mais além do que um simples relaxamento, melhora de postura, respiração e alongamento. Isto é o que prova um estudo recente que mostra que a técnica ajuda a tratar o câncer.
A pesquisa foi apresentada durante a Semana Americana de Oncologia Clínica e realizada por pesquisadores do MD Anderson Cancer Center, uma das principais instituições do mundo para o tratamento da doença.
O estudo foi feito com portadoras de câncer de mama e mostrou que a prática de yoga reduziu os níveis de cortisol (hormônio do etsresse) e melhorou o funcionamento do corpo em geral, como maior capacidade de executar tarefas cotidianas, dificultadas por conta da doença, redução do cansaço, melhora do sono e as portadoras do tumor ainda encararam a doença de uma forma menos sofrida, porque controlam melhor a ansiedade.
Isso porque a técnica tem efeito positivo no humor e na diminuição da ansiedade, de acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos.
Segundo o estudo, a prática estimula a produção de um neurotransmissor conhecido como GABA (baixos níveis desse neurotransmissor estão ligados com a depressão e outros transtornos de ansiedade), que diminui os estímulos nervosos e relaxa as células do cérebro.

YOGA NO TRATAMENTO DO CÂNCER


A técnica ganha o respeito da medicina e é usada para ajudar no tratamento de câncer, obesidade, dor crônica e doenças cardíacas, respiratórias e psiquiátricas.


Nesta semana, o mundo acompanha, como de costume, as novidades divulgadas durante o congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, conhecido como Asco, o maior e mais importante encontro mundial sobre câncer. Neste ano, entre os destaques mostrados no centro de convenções, em Chicago, um, especialmente, chama a atenção não só pela importância de seus resultados como também pelo simbolismo que carrega. Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center – uma das principais instituições do planeta para o tratamento da doença – apresentarão um trabalho no qual relatam como a ioga ajuda a tratar o câncer.
No estudo, realizado com portadoras de tumor de mama submetidas a sessões de radioterapia, ficou comprovado que o método, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio liberado em situações de estresse), melhora o funcionamento do corpo em geral. Entre outros ganhos, as participantes demonstraram maior capacidade de execução de tarefas cotidianas, mas difíceis de ser efetuadas por causa da doença, como subir escadas ou dar uma volta no quarteirão. Também sentiram menos cansaço, dormiam melhor e ainda encontraram uma forma menos doída de lidar com seu drama particular. “Elas dão mais foco à espiritualidade, na conexão consigo mesmas e com as outras pessoas”, disse à ISTOÉ Lorenzo Cohen, diretor do Programa de Medicina Integrativa do MD Anderson e responsável pela pesquisa. “Dessa maneira, fica mais fácil perceber o que realmente precisam e como alcançar essa meta.”



Veja a matéria toda no link.