Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lula é diagnosticado com câncer na laringe e passará por quimioterapia



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e passará por tratamento de quimioterapia a partir desta segunda-feira. As informações foram divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, nesse sábado (29).
Lula sentiu rouquidão e dores na gargante durante uma comemoração particular ao longo da semana, o que o levou a consultar um médico. Na última quinta-feira, ele completou 66 anos. 
Segundo as primeiras informações, o tumor está localizado e não apresentaria ramificações. O tratamento será ambulatorial, ou seja, o ex-presidente irá ao hospital fazer quimioterapia e voltará para a sua casa. Segundo os médicos, ele "encontra-se bem".
O câncer de laringe, confirmado pelo hospital, geralmente ocorre mais em homens, especialmente em fumantes e consumidores de bebida alcoólica, características que se enquadram no perfil do ex-presidente.  

A presidenta Dilma Rousseff chegou ao Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, por volta das 18h30, para visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela foi até o hospital de helicóptero, acompanhada do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.


 

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Lula iniciou hoje o tratamento contra um câncer na laringe. O ex-presidente foi diagnosticado no último sábado com um tumor de cerca de 3 centímetros e de agressividade média. De acordo com os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento e não atingiu as cordas vocais do paciente.
Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o final deste ano e por uma de radioterapia no início de 2012.
O médico do hospital Raul Cutait disse que Lula realizou um exame chamado PET Scan, que serve para localizar possíveis novos tumores e avaliar o funcionamento do corpo.

Ele explicou que exames já deixaram claro que não há outros tumores. Mas os médicos quiseram fazer esse exame como complemento.


Segundo os médicos, o tumor foi detectado cedo. Os médicos afirmaram ainda que os primeiros resultados do tratamento poderão ser notados em cerca de 40 dias, com dois ciclos de quimioterapia.

O tumor na laringe tem cerca de 3 cm, de acordo com os médicos.

Umas das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas. Mas também existem causas virais.




Nenhum comentário: