Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O que é o Câncer Linfático?


O que é o Câncer Linfático?
O câncer linfático, também é chamado de linfoma, é um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico. O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que transportam um fluido chamado linfa, semelhante à maneira que a rede de vasos sanguíneos transporta o sangue por todo o corpo. Assim como o câncer representa muitas doenças diferentes, o câncer linfático representa muitos diferentes tipos de câncer dos linfócitos, cerca de 40 subtipos diferentes, na verdade. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.
O câncer linfático é um tipo de câncer que afeta as células, envolvidas no sistema linfático do corpo, Há dois grandes grupos de linfomas: Linfomas de Hodgkin, Linfomas Não-Hodgkin.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas são muitos parecido de Linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin, sempre procure um médico para diagnosticar a doença. o Diagnostico é retirado uma pequeno fragmento do tecido, para a biópsia, se o caso for mais sério, é precisa a retirada de um líquido onde se encontra a médula óssea.
-Aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço, axilas e/ou virilha (com ou sem presença de dor);
-Sudorese (suor) noturna excessiva;
-Febre (38ºC ou mais medida na axila com o auxílio de um termômetro comum);
-Prurido (coceira na pele);
-Cansaço frequente.
Podem também aparecer sintomas respiratórios como:
-tosse,
-falta de ar ou
-dor torácica
-abdominal como dor ou distensão abdominal.


Tratamento

Como todos sabem que para tratamento de câncer, ainda consiste em  tratamento como quimioterapia associada ou não à radioterapia. Em alguns pacientes, cujo tratamento inicial não determinou uma cura ou remissão prolongada, pode ser necessário o transplante de medula óssea.
Quando a doença tem risco de comprometimento do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal), utiliza-se a injeção de drogas quimioterápicas diretamente no líquido cérebro-espinhal, e/ou radioterapia.
Fonte: Abc da Sáude | CâncerLinfático

Nenhum comentário: