Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ENDOMETRIOSE



A Endometriose é uma doença marcada pelo surgimento de tecido endometrial que está fora da cavidade uterina, tecido este que cobre o útero por dentro, onde normalmente o óvulo fica preso quando ha fecundação.

Causas da endometriose
A causa da endometriose é devido à presença do endométrio que deve ser expelido junto com a menstruação. Em algumas mulheres ocorre que as células do endométrio crescem fora do útero provocando a endometriose. Os locais onde podem ocorrer a endometriose são: atrás do útero, trompas, ovários, septo reto vaginal, parede da pélvis, bexiga, superfície do reto.Há fatores que provocam a endometriose entre elas estão: a maternidade adiada que cada vez mais se faz presente na vida da mulher moderna; genética, imunidade, fluxo menstrual retrógrado são também fatores que causam a doença, além disso, tem também o nível elevado de estresse e ansiedade na vida das mulheres de hoje.
Sintomas da doença
Em cada menstruação o tecido endometriótico sangra e entre os sintomas da endometriose poderão ocorrer:
cólicas menstruais muito fortes; menstruação irregular; dor na relação sexual; náuseas, diarreia e ou constipação durante a menstruação e a infertilidade. Portanto, fiquem atentas aos sintomas e procure seu ginecologista.

Tratamento e Prevenção da Endometriose
Entre o tratamento e prevenção para a endometriose estão:
o uso de analgésico para diminuir a dor, tratamentos cirúrgicos, interrupção do ciclo menstrual, medicamentos para inibição do funcionamento dos ovários, a pratica de exercícios físicos, aumento da imunidade e a terapia ajudarão muito no tratamento e controle da doença.
 
Material e Texto BR Notícias.


Diagnóstico da Endometriose
O diagnóstico da endometriose pode ser feito de várias maneiras: através da história clínica, exame físico, ultrassonografia endovaginal especializada, exame ginecológico e outros exames de laboratório. O exame de toque deve ser tratado de maneira especial, já que ele é fundamental para descoberta de uma endometriose profunda.
Algumas pesquisas dizem que o ultrassom endovaginal é a primeira forma de diagnosticar a doença, porém não é um ultrassom simples, pois nesses casos é necessário um exame mais completo feito por especialistas.
A garantia do diagnostico da doença só pode ser confirmada através do exame anatomopatológico da lesão, ou pela biópsia. E o procedimento consiste em cirurgia aberta, laparotomia, ou de preferência por uma laparoscopia (um procedimento cirúrgico de manipulação da cavidade pélvica-abdominal com instrumentos de vídeo e/ou ótica, alguns instrumentos cirúrgicos são introduzidos por pequenos furinhos no abdômen).

Nenhum comentário: