Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SAÚDE MASCULINA - CÂNCER DE PROSTATA

SAÚDE MASCULINA

O que é câncer de próstataA próstata é uma glândula presente apenas no organismo masculino. Ela se localiza abaixo da bexiga e é responsável pela produção de 70% do líquido seminal (esperma). Diversas doenças podem atingir a próstata, tais como hipertrofia benigna (aumento do tamanho da glândula), prostatite (inflamação) e câncer.O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum entre os homens; Aproximadamente 18% da população masculina mundial tem câncer de próstata. Incidência
O câncer de próstata ocorre principalmente na maturidade, e 75% dos casos são diagnosticados em homens de mais de 65 anos.
Estima-se que, a partir dos 50 anos de idade, 30% dos homens desenvolvem câncer de próstata. Depois dos 80 anos, o índice aumenta para 50%.
No Brasil, segundo a última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), deverão ser diagnosticados 49.530 casos de câncer de próstata no ano, ou seja, 52 a cada grupo de 100.000 homens. Esse número equivale a 10,6% de todos os casos de câncer e a 21% dos cânceres que acometem os homens.
Sintomas
Na fase inicial do câncer de próstata, os sintomas podem ser:
Demora em urinar; Gotejamento no final da micção; Jatos de urina interrompidos; Necessidade de acordar mais de duas vezes para urinar; Urgência de ir ao banheiro; Presença de sangue na urina. Já no estágio avançado do câncer de próstata, o paciente pode apresentar:
Anemia. Informativo:www.bayerparahomens.com.br

O que é um Linfoma?

O que é o Câncer Linfático?


O que é o Câncer Linfático?
O câncer linfático, também é chamado de linfoma, é um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico. O sistema linfático é constituído por uma rede de vasos linfáticos que transportam um fluido chamado linfa, semelhante à maneira que a rede de vasos sanguíneos transporta o sangue por todo o corpo. Assim como o câncer representa muitas doenças diferentes, o câncer linfático representa muitos diferentes tipos de câncer dos linfócitos, cerca de 40 subtipos diferentes, na verdade. Esta doença se caracteriza, em geral, pelo aparecimento de ínguas que crescem mesmo quando não há infecção.
O câncer linfático é um tipo de câncer que afeta as células, envolvidas no sistema linfático do corpo, Há dois grandes grupos de linfomas: Linfomas de Hodgkin, Linfomas Não-Hodgkin.

Sintomas e Diagnóstico

Os sintomas são muitos parecido de Linfoma de Hodgkin ou não-Hodgkin, sempre procure um médico para diagnosticar a doença. o Diagnostico é retirado uma pequeno fragmento do tecido, para a biópsia, se o caso for mais sério, é precisa a retirada de um líquido onde se encontra a médula óssea.
-Aumento dos gânglios (linfonodos) do pescoço, axilas e/ou virilha (com ou sem presença de dor);
-Sudorese (suor) noturna excessiva;
-Febre (38ºC ou mais medida na axila com o auxílio de um termômetro comum);
-Prurido (coceira na pele);
-Cansaço frequente.
Podem também aparecer sintomas respiratórios como:
-tosse,
-falta de ar ou
-dor torácica
-abdominal como dor ou distensão abdominal.


Tratamento

Como todos sabem que para tratamento de câncer, ainda consiste em  tratamento como quimioterapia associada ou não à radioterapia. Em alguns pacientes, cujo tratamento inicial não determinou uma cura ou remissão prolongada, pode ser necessário o transplante de medula óssea.
Quando a doença tem risco de comprometimento do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal), utiliza-se a injeção de drogas quimioterápicas diretamente no líquido cérebro-espinhal, e/ou radioterapia.
Fonte: Abc da Sáude | CâncerLinfático

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Reynaldo Gianecchini começa quimioterapia na segunda-feira

Foto: Fernando Souza/ Agência O Dia
Rio - Comoção no meio artístico e entre os muitos fãs de um ator querido por todos: Reynaldo Gianecchini, 38 anos, foi diagnosticado ontem com o Linfoma Não-Hodgkin, um câncer no sistema linfático, rede de órgãos que auxilia na proteção do organismo, conforme informou ontem a coluna ‘Telenotícias’, de O DIA.
“Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês”, declarou o ator, em comunicado oficial.

Gianecchini foi internado há 10 dias no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com suposto sintoma de faringite crônica. Ele foi tratado com antibiótico, o que resultou em uma grave reação alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação e foi diagnosticado o câncer. Ele começará o tratamento de quimioterapia na segunda-feira.
Tratamento pode durar oito meses
O câncer linfático atinge o sistema de defesa do corpo. Conhecida também como Linfoma Não-Hodgkin, essa doença duplicou nos últimos 25 anos e o tipo mais comum é diagnosticado em pessoas acima de 55 anos. É agressivo, mas curável em mais de 90% dos casos quando detectado no início. O ator tem o mesmo tipo de câncer contraído pela presidenta Dilma Rousseff em 2009, que se curou.

Segundo Victor Araújo, diretor médico do Centro Oncológico de Niterói (CON), entre os sintomas está o aumento dos gânglios (que são lifonodos, encontrados principalmente no pescoço, virilha, axilas, pelve, abdome e tórax). “É difícil diagnosticar essa doença, mas o paciente pode apresentar febre alta e perda de peso”, explicou o médico.

O câncer é detectado através de biópsia. Durante o procedimento, remove-se uma pequena amostra de tecido para análise. O tratamento inclui sessões de quimioterapia, e, dependendo do tipo de linfoma, radioterapia e terapia-alvo (que ataca as células do tumor diretamente). Em geral, o tratamento dura de 3 a 8 meses. O paciente não precisa ficar internado durante esse período. “Ele faz a quimioterapia no hospital e é liberado no mesmo dia”, esclarece o especialista. Dependendo da reação ao tratamento, o paciente pode trabalhar normalmente.


Pelo fato de Reynaldo Gianecchini ter sido internado com sintomas de faringite, o problema pode ter chamado atenção para os gânglios aumentados do pescoço. “Por ser jovem, ele pode tolerar melhor o tratamento e facilitar a cura”, afirma o oncologista.

Fonte Informativa: O Dia Online-Brasil

Reportagem de Flávia Muniz, Pedro Landim e Regina Rito
 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"Estou pronto para a luta", diz Reynaldo Gianecchini sobre câncer

O ator Reynaldo Gianecchini, 38, confirmou esta tarde em comunicado ter recebido o diagnóstico de um linfoma não-Hodgkin. A mensagem foi divulgada pela assessoria da TV Globo.
Gianecchini recebe diagnóstico de tumor nos gânglios
Entenda tumor que afeta o ator Reynaldo Gianecchini
O ator está internado há uma semana no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde realizou exames para o diagnóstico do tumor que atinge os gânglios linfáticos.
Na nota, o ator diz que está sendo submetido a mais exames para "especificação adequada" da doença.
Ele afirma ainda estar "pronto para a luta". "Conto com o carinho e o amor de todos vocês", diz. Leia abaixo a íntegra da nota.

Gianecchini fez uma cirurgia de hérnia inguinal há cerca de um mês. Após o procedimento, teve uma reação infecciosa na perna e uma outra reação, alérgica. Como os gânglios não diminuíam, os médicos começaram uma investigação profunda sobre o que estaria acontecendo.
Gianecchini estava atualmente em cartaz em São Paulo com a peça "Cruel", na qual contracenava com Erik Marmo. O espetáculo estreou em junho e estava previsto que ficasse em cartaz até outubro, mas foi suspenso nesta semana.
Leia a íntegra da nota divulgada pelo ator:
"Após ser internado com suposto sintoma de faringite, fui diagnosticado um linfoma não-Hodgkin. Estão sendo realizados novos exames para a especificação adequada. Estou pronto para a luta e conto com o carinho e o amor de todos vocês,
Reynaldo Gianecchini"

Informativo da Folha de S.Paulo no Facebook