Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012




Caminhada Contra o Câncer de Mama reúne cerca de 8 mil pessoas.
 
 
A Caminhada Contra o Câncer de Mama, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, reuniu cerca de 8 mil pessoas. O evento da manhã desse domingo (2) teve a participação do ator Reinaldo Gianechini, da primeira dama do Estado, Lu Alckmin, e da coordenadora da campanha e presidente da ONG Orienta Vida, Celeste Chad.
O número de participantes na caminhada superou a expectativa da organização, que esperava um público de aproximadamente 6 mil pessoas. A primeira caminhada foi realizada em 2010 com 4 mil pessoas. No ano passado, o evento reuniu cerca de 5 mil pessoas.
Após a caminhada, foi sorteada uma bolsa da Luz da Lua entre os participantes. A ganhadora foi Márcia Marina de Lima, que participava pela primeira vez do evento. Muito feliz com o resultado, Márcia afirmou que 2012 foi um ano de muita sorte para ela, pois obteve vitórias em sua vida. “Desejo muita sorte sempre para todos”, declarou.
O Pense Rosa é uma campanha mundial que tem por objetivo conscientizar as mulheres de todo o planeta sobre a importância dos cuidados na prevenção ao câncer de mama. Entre esses cuidados a mamografia é considerada a principal.
A mamografia, a radiografia da mama, permite a detecção precoce do câncer ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas, medindo milímetros. Esse exame deve ser realizado a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
Ainda de acordo com o Inca, embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por médico a partir dos 35 anos.
Também constituem fatores de risco para o câncer de mama: a primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos. Mulheres que se encaixem nesses perfis devem buscar orientação médica.
O câncer de mama é o tipo mais frequente dessa doença que atinge a população feminina. No Brasil é a segunda causa de morte entre as mulheres. A estimativa da coordenação do Programa Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde de São José dos Campos, é de que 230 novos casos sejam registrados por ano no município.
Em São José dos Campos, o exame deve ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Não há espera para a realização das mamografias. No ano passado, o município realizou 20.293 exames de rastreamento para as mulheres com 40 anos ou mais. 
Existe prevenção para o câncer de mama, basta ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, parar de fumar e controlar o peso.

Fonte Informativa: /www.sjc.sp.gov.br

Nenhum comentário: