Após ter lutado três vêzes contra uma neoplasia malígna(câncer) , decidi criar um espaço onde poderia falar sôbre esta doença, que devagarinho chega em sua vida, sem ao menos mostrar algum sinal

sábado, 17 de dezembro de 2011

Prevenção e Cuidados Câncer de Pele


 De fato, pessoas brancas estão mais sujeitas a problemas da pele, inclusive câncer. Isso não quer dizer, no entanto que negros e amarelos estão livres. Apesar de raro nas raças negra e amarela, o câncer da pele pode ocorrer e, quando diagnosticado tardiamente situação muito comum, costuma ser grave. Em negros e amarelos, o câncer da pele aparece, principalmente na planta do pé, palma da mão e unhas. Os sinais de alerta são manchas escuras ou alterações no crescimento ou escurecimento da unha.

É possível proteger-se contra o câncer da pele?

Sem dúvida. Para prevenir, é preciso cuidar da pele, evitando os fatores de risco já conhecidos. vale lembrar, por exemplo, que a incidência dos raios ultravioleta está cada vez mais agressiva em nosso planeta. Assim, a exposição ao sol, deve ser moderada e com proteção. Entre as principais medidas estão:
- Evitar exposição solar entre 10h00 e 15h00 ( 16h00, no horário de verão).
- usar chapéu, camiseta e protetor solar.
- Reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Oideal é que o Fator de Proteção Solar seja no
mínimo, 15.
- Na praia, utilizar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação
ultravioleta.

Além da proteção solar, é importante fazer uma avaliação clínica da pele para prevenir o desenvolvimento da doença.

* Fique atento aos primeiros sinais.

Existem alguns sinais e sintomas que devem ser observados. Na ocorrência de qualquer um deles, procure um médico especialista em pele.
Lembre-se, quanto mais cedo a doença for diagnosticada e você iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura.
Procure um médico caso observe:

- Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada,
castanha, multicolorida ou rósea.

- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor e textura, torna-se irregular nas bordas e
cresce de tamanho.

- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira,
crostas, erosões ou sangramento.

Lembre-se, a pele é o maior e mais exposto orgão do ser humano. A classe de células chamadas
melanócitos produz a melanina, pigmento que protege a pele dos raios ultravioleta, causadores de danos ao organismo. Assim, evitar as agressões do sol está intimamente ligado à prevenção do câncer.

Texto: Informativo do Hospital A.C Camargo

Câncer de Pele


O Câncer de pele se caracteriza pela presença de células que crescem e se multíplicam de uma maneira anormal e descontrolada. É um tipo de câncer cada vez mais freqüente e que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo. A pele é formada por diversas camadas e, de acordo com a camada acometida por esse crescimento anormal das células, teremos diferentes tipos de tumor. os mais comuns são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. É muito importante conhecer mais sobre o câncer de pele, já que é possivel prevení-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.

O câncer de pele é o de maior incidência no mundo. O Brasil não foge à regra: 25% dos tumores malignos diagnosticados no país são de pele. A boa notícia é que os índices de cura são superiores a 90%, sendo que nesse percentual estão principalmente, as pessoas cuja doença foi diagnosticada no início.
Assim, informação é o primeiro passo para vencer o câncer da pele. antes de tudo é preciso saber como prevenir. da mesma forma, é importante reconhecer os primeiros sinais da doença para que ela seja diagnosticada precocemente, o que aumenta muito as chances de cura.

Fatores de Risco:

Qualquer pessoa poderá desenvolver o câncer de pele, em especial, aqueles que:

- têm pele, olhos e cabelos claros;
- ao se expor ao sol, se queima e não se bronzeiam;
- são ruivos e /ou têm sardas pelo corpo;
- se expõem ou se expuseram ao sol por longos períodos, sem proteção devida;
- têm parentes próximos com história de câncer de pele;
- têm ou tiveram o hábito de fumar por longo período;
- se expõem ou se expuseram ao contato prolongado com substâncias químicas diversas ( hidrocarbonetos, benzeno, alcatrão, arsênico etc.) ;
- Alterações na imunidade;
- Exposição à radiação ultravioleta concentrada nos raios solares e , também nos processos de
bronzeamento artificial.

Exposição demasiada aos raios solares e ultravioleta concentrada , são responsáveis pelo desenvolvimento do câncer e envelhecimento da pele.
A exemplo de outros tipos de câncer, o da pele também pode provocar a metástase, situação em que a doença se espalha por outros orgãos do corpo.

Texto: Informativo do Hospital A.C.Camargo/ Livro : Câncer-Direito e Cidadania -Antonieta Barbosa